Santo Expedito
institutosantoexpedito@bol.com.br ou pastoralmilitar@bol.com.br

PASTORAL MILITAR:

O SONHO DE DOM ALBERTO GAUDENCIO RAMOS arcebispo metropolitano de Belem ( *1915 a +1992) :

“Eu sonho com o dia em que haja em cada Quartel um oficial capelão militar católico, sacerdote ou ministro religioso leigo, casado, solteiro ou viúvo para prestar assistência religiosa e espiritual aos militares e seus familiares”

TEÓLOGO CATÓLICO: Ouça o chamado do Senhor e da Pátria: SEJA CAPELÃO MILITAR DE NOSSAS FORÇAS ARMADAS E AUXILIARES:

Informções sobre concursos públicos para a carreira de oficial capelão militar acesse os sites das Forças Armadas :
Marinha – http://www..mar.mil.br
Aeronáutica – http:// www.aer mil.br
Exército – http://www.exercito.gov.br

Para saber informações sobre concursos de capelães das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros , entrem nos sites dessas Corporações ou telefonem para as suas Diretorias de Ensino.

O IASE manda celebrar missas mensalmente no dia 19, dia de Santo Expedito, colocando sobre o altar o cadastro de candidatos a carreira de oficial capelão militar,rogando a Deus para que obtenham sucessos nos concursos públicos para este importante cargo público e religioso.

A missão primordial do capelão milítar é evangelizar e prestar assistência religiosa aos militares e seus familiares da Unidade Militar em que estiver classificado.

A sacramentalização, não é tarefa primordial do capelão militar.Até porque o fiel militar poderá receber os sacramentos na sua paróquia civil.Já educá-lo na fé e aconselhá-lo espiritualmente no quartel, só o capelão- militar pode realizar. Daí a importância deste ministério.

São Paulo já pensava assim :

“ Cristo não me mandou para batizar, mas para pregar ( lCor1,17 e 23)

"Já que o meu rebanho está sendo pilhado, já que por falta de pastores estão-no devorando as feras selvagens, enquanto os meus pastores se apascentam a si mesmos, eis que deles vou tirar o meu rebanho e impedir que eles continuem a apascentá-lo ( Ez 34,11)

Santo Expedito trabalhou muito pela formação de capelães militares . Sem capelães militares em número proporcional ao número de fiéis militares, o povo de Deus dos quartéis vagarão como ovelhas sem pastores .

PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE PASTORAL MILITAR ACESSE O NOSSO SITE

www.pastoralmilitar.kit.net

BIOGRAFIA DE SANTO EXPEDITO

Expedito era de nacionalidade armênia, nação sob a proteção militar do Império Romano. Muito jovem ingressou na Academia Militar de Roma. Foi declarado oficial e mandado servir nas frentes de combate. Graças a sua coragem galgou todos os postos da hierarquia militar . Como general- de -divisão foi mandado para servir em sua terra natal, a Armênia. Como comandante da 7ª Legião, criou a 1ª Banda de Música Militar. Conheceu São Gregório, o iluminador , por suas mãos converteu-se a fé católica. Com este santo fundou a Igreja Católica Armênia. Os reis pagãos da Armênia converteram-se ao catolicismo no ano de 300. Expedito criou as Capelanias Militares,sendo o primeiro capelão-chefe do Exército Romano. Para cada mil soldados, criou uma capelania militar para lhes presar assist\ência religiosa e espiritual. Criou a Catedra de Educação Religiosa para evangelizar as crianças armênias. casou-se com a pricensa armênia, tornando-se príncipe consórcio do reino. Da união nasceram dois filhos . Pelos seus relevantes serviços ao Império foi designado Senador do Povo Romano . No ano de 303, o Imperador Deucleciano baixou decreto determinando que todos os militares cristãos deveriam renegar Jesus Cristo e voltar a praticar as religiões pagãs do Império. A desobdiencia seria punida com a pena de morte . Expedito desobedeceu o decreto impérial e manteve-se fiel a fé cristã. Em consequência foi martirizado por decapitação sob o olhar dos soldados de sua Legião.

VOCÊ QUE ACABOU DE LER ESTA PÁGINA,
MANDE-NOS UM E-MAIL MANIFESTANDO SUA IMPRESSÃO, COM CRITICAS SOBRE O NOSSO TRABALHO.

E-MAILS
institutosantoexpedito@bol.com.br