Make your own free website on Tripod.com
Assuntos em Destaque
Santo Expedito
SEMINARISTA CATÓLICO ORTODOXO PODE NAMORAR E CASAR DURANTE O CURSO

Se o seminarista teólogo apaixona-se por uma jovem , ele pode se casar durante o curso e será ordenado diácono e sacerdote neste estado civil.

Nas Igrejas Ortodoxas as mulheres podem ser ordenadas sub-diaconisas e diaconisas. Estágio ainda não alcançado nas igrejas romanas.

REUNIFICAÇÃO DAS IGREJAS CATÓLICAS:

Até o ano de 1054 a Igreja Católica era una. Neste ano ocorreu o grande cisma e a Igreja se dividiu em duas : a de rito ocidental com sede em Roma, tendo como chefe espiritual o Papa e a de rito oriental com sede em Constantinopla tendo como chefe espiritual um patriarca.

A REUNIFICAÇÃO DAS IGREJAS CATÓLICAS DO OCIDENTE COM AS DO ORIENTE VEM SENDO BUSCADA PELO PAPA E PELOS PATRIARCAS AO LONGO DOS SÉCULOS , SEM ÊXITO .

HÁ VÁRIOS OBCES. MAS O MAIOR DELES É A LEI DO CELIBATO PROMULGADA PELO CONCILIO DE LATRÃO EM 1.123, QUE AS IGREJAS ORTODOXAS NÃO ACEITARAM E VEM EXIGINDO SUA REVOGAÇÃO COMO CONDIÇÃO PREVIA PARA INICIO DE QUALQUER DISCUSSÃO SOBRE A REUNIFICAÇÃO.

No dia 20 de janeiro de 2003, o Papa João Paulo II falando no encerramento da Semana para a Unidade dos Cristãos, disse que está disposto a discutir a revogação da lei do celibato obrigatório vigente na Igreja Romna, se este for o preço a pagar para a reunificação do rebanho e cumprimento do pedido do Divino Mestre a Deus Pai em Jo, 17.11.

IGREJAS CATÓLICAS DE RITOS ORIENTAIS:(LIGADAS A ROMA):

A Igreja católica romana é uma reunião de 6 ritos, que se subdividem em 23 igrejas. Todas essas igrejas são autônomas. A igreja que conhecemos no Brasil é a Igreja Latina - Romana que é apenas uma das 23. Todas são iguais e nenhuma é mais católica que a outra. E todas reconhecem o primado do Sumo Pontífice João Paulo II.

ESSAS IGREJAS SE DIVIDEM EM 06 GRANDES RITOS, LISTADOS ABAIXO:

1. Rito Latino.
2. Rito Bizantino.
3. Rito Armênio.
4. Rito Antioqueno.
5. Rito Caldeu.
6. Rito Alexandrino.

EPARQUIAS NO BRASIL E SEUS TITULARES:
Eparca Armênio : Dom Vartan Waldir Boghossian-SDB
Site : www.fasta.to/exarcado
E-mail _ exarmail@pcn.net
Catedral Armênia – Av Tiradentes 718, Bairro Luz São Paulo

Bispo Eparca Maronita Dom Joseph Mahfous
Site :geocities.yahoo.com.br/melquita/listaigrejas.htm.com.
e-mail:jmahfouz@uol.com.Br
Catedral : Nossa Senhora do Líbano
Rua Tamandaré 355 – Bairro Liberdade São Paulo

Arcebispo Eparca Melquita Dom Fares Maakarom
Catedral – Nossa Senhora do Paraíso
Rua do Paraíso 21 –Paraiso São Paulo-SP
e-mail – domfares@yahoo.com.br
site : geocities.yahoo.com.br/melquita/listaigrejas.htm

Bispo Eparca ucraniano Dom
Efraim Basílio Krevey
Catedral _ Rua Maranhão 1.200. Bairro Água Verde, Curitiba –PR

Se você deseja saber mais sobre os 06 ritos citados acima e obter maiores informações sobre sobre o assunto, visite o site:

www.geocities.yahoo.com.br/melquita/listaigrejas.htm

ORDENAÇÃO DE PADRES NOS RITOS ORIENTAIS:

As Igrejas Católicas de Ritos Orientais, ligadas à Roma e obedientes ao Santo Padre João Paulo II , ordenam o teólogo candidato ao sacerdócio no estado civil em que ele se encontrar na data de recpção do diploma . Se solteiro, será ordenado diácono e padre solteiro. Se casado, será ordenado diácono e padre casado.

O diácono e padre casado exerce o seu ministério na paróquia e o solteiro dentro de uma ordem religiosa. Somente o padre solteiro, religioso, pode ser sagrado bispo.

No Ocidente, a Pia Societá San Gaetano de rito latino – romano admite a ordenação de teólogo no estado em que se encontra . Se casado será padre casado, se solteiro será padre solteiro

O ISE se coloca a disposição dos vocacionados para o ministério religioso , ajudando-os no que for de seu alcance, para que eles se realizem nos ministérios para o quais foram chamados por Deus.

PADRES CASADOS
O mundo tem 100 mil padres romanos casados , dos quais 14 mil no Brasil, segundo dados da Federação Internacional dos Padres Casados. Diante da aflitiva falta de sacerdotes para evangelizar e atender o Povo de Deus o ISE posiciona-se pela imediata readmissão no ministério da Igreja Romana dos 14 mil padres casados , presentmente impedidos de exercer o ministério sacerdotal, pelo simples fato de terem recebido validamente um sacramento da Igreja : o do matrimonio.

O Bispo de Blumenau , Dom Angélico Sandalo Bernardini defende a readimissão destes 14 mil padres casados no Ministério, os quais seriam designados para proverem paróquias e capelanias militares vacantes. Veja neste site o artigo de Dom Angélico sobre o assunto.

O ISE também defende o estabelecimento de uma parceria entre as igrejas católicas romanas,anglicanas , brasileiras e ortodoxas no sentido de em conjunto direcionarem seus padres, ministros religiosos leigos e pastores, casados, solteiros e viuvos, ambos os sexos , para o provimento das capelnias militares vancantes, incentivando-os a se inscreverem e se submeterem aos concursos públicos para o cargo de oficial capelão militar.

Esta parceria é muito salutar, já que enquanto faltam padres e ministros religiosos leigos na Igreja Romana, devido a Lei do Celibato, nas demais Igrejas Católicas há ministros em numero suficiente, já que nenhuma adota a lei do celibato obrigatório . Nelas o celibato é opcional.

Para maiores informações sobre as igrejas católicas orientais acessem os sites:

IGREJA CATÓLICA ORTODOXA SIRIANA DO BRASIL.
BISPO: Dom José Faustino Filho
DIOCESE de Aparecida de Goias.
site: www.icosb.hpg.com.br
email: icosb@zas.com.br

IGREJA CATÓLICA ORTODOXA UCRANIANA
BISPO: Dom Jeremias
DIOCESE de Curitiba.
www.igrejaortodoxa.hpg.com.br

Arcebispo Dom Damaskinos Mansour
Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo e Todo o Brasil
IGREJA ORTODOXA ANTIOQUINA

Arquidiocese de São Paulo
Rua Vergueiro 1515, CEP: 04101-000
Tel/Fax: (11) 5549-8146 / 5579-3835 / 5571-6035.
Fax: 5572-6609
Site: www.catedralortodoxa.com.br
Email: catedralortodoxa@uol.com.br

TEM SIDO GRANDE O NÚMERO DE PADRES ROMANOS CASADOS QUE POSTULAM INGRESSO NO MINISTÉRIO SACERDOTAL DAS IGREJAS ORTOXAS.

OS PADRES CASADOS QUE DESEJAREM ENTRAR EM CONTATO COM O MOVIMENTO DE PADRES CASADOS, ACESSM O SITE
www.oraetlabora.com.br
e-mail ; padrescasados@grupos.com.br
e-mail: motta@algevir.com.br
















Santo Expedito
página 5