Make your own free website on Tripod.com

BIOGRAFIA DE SANTO EXPEDITO

SANTO EXPEDITO é o PATRONO DA PASTORAL MILITAR. Era armenio de nascimento e cidadão do império romano. Foi príncipe- consorte do Reino da Armênia, senador do Império Romano, general -de- divisão comandante da 7a Legião , acantonada na Armenia, ajudou São Gregório, o Iluminador, a fundar a Igreja Católica Armênia;criador do ministério da capelania-militar , sendo o primeiro Capelão -Chefe de todo o Exército Romano; criador das bandas de músicas militares , criador dos Boletins Intenos dos Corpos de Tropa das Unidades Militares; criador da PASTORAL DA INFORMAÇÃO , presente nos Avisos Paroquaiais e finalmente criador das cátedras do magistério religioso nas escolas civis armênias, sendo delas o primeiro professor.

Convertido ao catolicismo, Expedito casou-se com a herdeira do trono armênio, sacramento abençoado por São Gregório, o Iluminador. Gerou com ela dois filhos, que ficaram órfãos com seu martírio no ano de 303DC . Seu primogênito tornou-se rei da Armênia ,após a morte do avô .
As obras de Santo Expedito foram agradáveis ao Senhor, pois atravessaram os séculos e continuam vivas até os dias presentes.

Quando ouvimos os acordes de um dobrado militar, quando vemos um oficial capelão- militar no quartel prestar assistência religiosa aos soldados, quando ao fim do expedite dos nos quarteis a tropa formada ouve o Boletim Interno, quando antes da bênção final ouve-se os Avisos Paroquiais, quando alunos de todos os níveis de ensino assitem aulas de educação religiosa , quando se vê um politico apresentar projetos- de- lei de interesse do Povo de Deus, devemos nos lembrar que todas estas obras foram criadas por Santo Expedito. Obras que tiveram o aval do Senhor , razão porque elas já atravessaram 1.700 anos de história da humanidade. São obras inspiradas por Deus, logo durarão até a consumação dos séculos.

Santo Expedito com seu exemplo de vida fez este mundo um pouco mais justo, mais humano e o Pvo de Deus mais feliz e próspero.

A Igreja Católica Armênia que Santo Expedito ajudou São Gregório, o Iluminador, a fundar no ano de 301 DC, permaneceu una até 1.054, quando foi atingida pelo GRANDE CISMA . dividiu-se em dois ramos - um ligado à Roma, reconhecendo o primado do Papa e outro ligado a Constantinopla, tendo um Patriarca como Primaz, sem nenhuma vinculação admimnistrativa com Roma. As duas Igrejas Catolicas Armenias seguem os ritos orientais. As duas Igrejas Armênias mantiveram a divulgação da obra de Santo Expedito . Nas duas Igrejas Católias Armênias , inclusive a ligada a Roma e obediente ao Santo Padre João Paulo II, os seus seminarista podem namorar e casar durante o curso teológico . A lei do celibato é aplicada exclusivamente aos padres religiosos e aos padres candidatos ao episcopado. Os padres diocesanos podem ser casados. Esta disciplina é vigente em todas as igrejas católicas que adotam os ritos orientais.
A Igreja Católica Armênia, ligada a Roma, tem uma eparquia em São Paulo, integrando a Arquidiocese de São Paulo.

O evangelho pregado por Santo Expedito ensina que cada cristão é dono de seu destino. Que Deus dá a graça, desde que o fiel entre com o esforço e o trabalho. O expeditiano não espera que Deus faça por ele o que lhe compete fazer. O expeditiano não coloca a culpa em Deus ou em outras pessoas pelos infortunios que experimenta.

Em sua Oração ( vide-a na parte inferior da Pagina 4 - Pastoral Militar - ) Santo Expedito deixa bem claro que Deus abençoa o fiel trabalhador, lutador. Ele dá as forças para alcançar a vitória . Deus quer que todos seus filhos tenham vida e vida em abundância, e nesta abundância está a propriedade de bens materiais, as riquezas terrenas, que complemanta as riquezas espirituais. Ambas coexistem e se completam . É muito dífícil ser feliz em riquezas materiais. São Francisco conseguiu-o. Seus seguidores o conseguem , mas é verdadeiramente uma tarefa difícil, só acessível com a renúncia total .

Santo Expedito prega a felicidade nesta terra com o uso dos bens materiais que Deus coloca a disposição de seus filhos. Deus quer que cada filho seu seja rico em bens espirituais, mas em materiais também. Que galgue os degraus da hierarquia social e da carreira, até atingir o seu topo. Assim pensou Santo Expedito. Assim ele fez.

Cada expeditiano é um vencedor, alguem que entrando em uma carreira nos postos inferiores , galga os degraus da hierarquia e atinge o ápice. A prova disto é o grande número de generais, almirantes, brigadeiros, senadores, deputados , governadores , reitores de universidades, regentes de orquestas somfônicas e bandas militares que elegeram o exemplo de vida expeditiana, o que lhes possibilitou atingir os postos que ocupam ou ocuparam.

AJUDAR O PROXIMO MAIS PROXIMO é o lema de Santo Expedito. Nenhum expeditiano que caia em desgraça financeira fica entregue a sua propria sorte. Os irmãos se unem e o ajuda a se levantar, isto em qualquer parte do mundo cristão.

A ajuda recíproca dos irmãos expeditianos é uma realidade palpável, facilmente comprovada. Em qualquer lugar do mundo, o expeditiano sabe que não está só. Alguém o observar e o ajudará no momento que ele precisar com base na filosofia de AJUDAR O PROXIMO MAIS PRÓXIMO.